Siga-nos!

devocional

A paz que excede todo o entendimento

Deixe a paz de Cristo guardar seu coração e sua mente, sabendo que Ele está com você.

em

Jovem de braços abertos olhando pro sol. (Foto: Zac Durant / Unsplash)

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

Todos nós desejamos paz, especialmente em um mundo cheio de caos, pressões e incertezas. Muitas vezes, tentamos encontrar essa paz em circunstâncias externas — em dias tranquilos, na ausência de problemas, ou na resolução de situações difíceis. No entanto, a paz que Deus oferece é muito maior e mais profunda. Ela não depende do que acontece ao nosso redor, mas da confiança que temos em Deus.

A paz de Deus, mencionada em Filipenses 4:7, é uma paz que excede todo entendimento. Em outras palavras, é uma paz que não faz sentido para o mundo, porque não é afetada pelas circunstâncias. Mesmo quando estamos enfrentando dificuldades, desafios ou situações incertas, a paz de Deus é capaz de preencher nossos corações e mentes com serenidade e calma. Essa paz nos lembra que, independentemente de tudo, Deus está no controle e nada acontece fora de Seu conhecimento e soberania.

Essa paz é um presente que recebemos ao nos aproximarmos de Deus em oração e entrega. No versículo anterior, Paulo nos exorta: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças” (Filipenses 4:6). Quando escolhemos confiar nossos medos, ansiedades e preocupações a Deus em oração, entregando tudo a Ele com um coração grato, essa paz começa a preencher o espaço deixado pela ansiedade. Em vez de sermos dominados pelas pressões da vida, somos envoltos pela presença de Deus.

Jesus também nos prometeu essa paz sobrenatural. Ele disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (João 14:27). A paz que Jesus oferece não é passageira ou circunstancial, mas eterna e permanente. Ela não se baseia em uma ausência de conflitos, mas em Sua presença constante em nossas vidas.

Portanto, se você está se sentindo perturbado ou ansioso hoje, lembre-se de que a verdadeira paz vem de confiar em Deus. Independentemente das circunstâncias que você possa estar enfrentando, essa paz pode ser sua. Ela vem quando você entrega suas preocupações ao Senhor e confia em Sua bondade e cuidado. Deixe a paz de Cristo guardar seu coração e sua mente, sabendo que Ele está com você, guiando seus passos e trazendo descanso à sua alma.

Trending