devocional

Cuidando do seu coração

Olhe para dentro de si, entregue suas emoções a Deus e peça que Ele guie seu coração.

em

Coraçãozinho com as mãos. (Foto: Mix/Pixabay )

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

Cuidar das nossas emoções é fundamental para uma vida equilibrada e saudável, e a Bíblia nos dá sabedoria para isso. Provérbios 4:23 nos lembra da importância de guardar o nosso coração. Quando a Palavra fala sobre “coração”, está se referindo não só aos sentimentos, mas à essência da nossa vida emocional e espiritual. É nesse “coração” que estão nossas intenções, pensamentos, medos e desejos. Guardá-lo significa ser cuidadoso com o que deixamos entrar e permanecer em nós, porque dele fluem todas as coisas.

O mundo em que vivemos pode ser extremamente desafiador para nossas emoções. Ansiedade, medo, tristeza, frustração — todas essas são experiências que, em algum momento, atravessam nossa vida. No entanto, Deus não nos chama para ignorar essas emoções ou fingir que não existem. Ele nos convida a olhar para dentro de nós mesmos, entender o que estamos sentindo e entregar esses sentimentos a Ele. Afinal, Cristo nos ensinou que podemos lançar sobre Ele nossas preocupações, pois Ele cuida de nós (1 Pedro 5:7).

Muitas vezes, cuidar das emoções envolve parar e refletir sobre o que estamos carregando em nossos corações. Quando nos permitimos fazer isso com sinceridade diante de Deus, encontramos cura e restauração. O Salmo 139:23-24 nos dá um modelo dessa postura diante de Deus: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Essa é uma oração de entrega, pedindo ao Senhor que revele o que está nos pesando e nos guie no caminho da paz.

Cuidar das emoções também significa aprender a descansar em Deus. Quando nossas emoções estão desordenadas, é fácil nos sentirmos perdidos ou sobrecarregados. No entanto, Jesus nos convida a encontrarmos descanso em Sua presença. Em Mateus 11:28, Ele diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” O cuidado das emoções começa ao reconhecer que podemos ir até Deus com tudo o que nos preocupa, e lá encontraremos consolo e alívio.

Portanto, não ignore o que você sente. Olhe para dentro de si, entregue suas emoções a Deus e peça que Ele guie seu coração. Guardar o coração é proteger sua paz, buscar cura e se permitir ser renovado pelo Senhor. Afinal, quando as nossas emoções estão cuidadas e alinhadas com Deus, podemos viver de maneira mais plena, caminhando em paz, sabedoria e amor.

Trending

Sair da versão mobile