Siga-nos!

mundo

Direita conquista maioria do parlamento francês

Marine Le Pen venceu a primeira volta das eleições legislativas na França com 33% dos votos.

em

Marine Le Pen (Foto: Reprodução/Twitter)

O partido de direita Rassemblement National (RN), liderado por Marine Le Pen, venceu a primeira volta das eleições legislativas na França com 33% dos votos. A coalizão de esquerda, liderada por Jean-Luc Mélenchon, ficou em segundo lugar com 29%, enquanto a coligação centrista e liberal de Emmanuel Macron caiu para o terceiro lugar com 20% dos votos.

A participação foi alta, com mais de dois terços da população votando, refletindo uma clara rejeição às políticas de Macron, que convocou essas eleições antecipadas.

Jordan Bardella, o proposto primeiro-ministro do RN, destacou que suas prioridades incluem a segurança, questões do cotidiano e uma postura anti-migração. Ele está incentivando seus apoiadores a buscarem uma maioria absoluta na Assembleia Nacional no segundo turno, em 7 de julho.

Representantes evangélicos pediram respeito ao resultado das eleições e exortaram os cristãos a promoverem a paz e a pluralidade. Romain Choisnet, porta-voz do Conselho Nacional dos Evangélicos na França (CNEF), enfatizou a importância de construir uma sociedade conjunta de maneira pacífica e rejeitar o ódio e a rejeição.

O historiador Sebastien Fath observou um “divórcio” entre os evangélicos e Macron, devido a leis que restringem a liberdade religiosa e iniciativas pró-aborto e eutanásia. Ele mencionou que não está claro se os evangélicos mudariam sua postura histórica para apoiar o RN, que representa um nacionalismo cristão de estilo católico.

Trending