Siga-nos!

pastoral

Luiz Sayão anuncia tratamento de inflamação no cérebro

Teólogo anunciou que está tirando um “período sabático” devido a problemas de saúde.

em

Luiz Sayão (Foto: Divulgação/Assessoria)

Na última segunda-feira (22), o teólogo Luiz Sayão, pastor titular e líder fundador da Igreja Batista Nações Unidas (IBNU), em São Paulo, anunciou que está tirando um “período sabático” devido a problemas de saúde. Ele compartilhou a notícia em seu Instagram, informando que cancelou todos os compromissos e que passará um tempo descansando em uma pousada, respondendo apenas a mensagens urgentes. Os vídeos já gravados por ele continuarão sendo enviados normalmente.

Sayão foi diagnosticado com encefalomielite miálgica, uma inflamação no cérebro que causa dores, alergias e inflamações por todo o corpo. Ele relatou sofrer dessas dores 24 horas por dia e que também teve um pequeno AVC algum tempo atrás, complicações decorrentes da Covid-19. Apesar de estar sob o melhor acompanhamento médico possível, tomando mais de 60 nutrientes e suplementos por dia e mantendo uma rigorosa disciplina alimentar e terapêutica, ele decidiu que precisava de um descanso devido a uma recente crise de saúde grave.

Durante o mês, ele enfrentou uma subida repentina de pressão, dores de cabeça fortes e persistentes, três pesadelos terríveis e um quadro de abalo emocional intenso. Em seus 32 anos de atuação no ministério pastoral, tanto no Brasil quanto no exterior, Sayão mencionou que sempre guardou suas emoções internamente e que tem somatizado o sofrimento de muitas pessoas, o que eventualmente levou ao seu colapso.

Em sua publicação, Sayão expressou sua gratidão pelas milhares de mensagens de apoio e orações recebidas, enfatizando que louva a Deus mesmo em meio à sua dor. Ele refletiu sobre a vontade divina, citando Isaías 53:10a, e aceitou sua situação com resignação e gratidão.

Luiz Sayão é um pastor batista, teólogo, linguista e hebraísta com mestrado pela USP. Casado, pai de cinco filhos e avô de dois netos, ele é conferencista internacional, professor da área bíblica no Brasil e no exterior, tradutor da Bíblia (NVI, Almeida 21), criador de programas bíblicos na Rádio Trans Mundial, consultor editorial e autor de diversos livros e bíblias de estudo. Sayão também foi Diretor do Seminário Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro e atualmente é Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Trending