Siga-nos!

igreja

Pastor relata mover de Deus em país controlado pela Rússia

Pastor Yuriy Semenyuk testemunha milagres e crescimento da fé em meio à perseguição.

em

Culto na Rússia (Foto: Reprodução/CBN News)

Um reavivamento cristão notável está em curso na região da Transnístria, controlada pela Rússia, mesmo sob a opressão de Moscou. A CBN News obteve acesso exclusivo a essa área isolada.

Chegar à Transnístria não é fácil. A jornada começa com um voo de 8.000 quilômetros da costa leste dos EUA até Chisinau, capital da Moldávia. De lá, segue-se uma viagem ao longo da fronteira sudoeste da Ucrânia, passando por vários postos de controle russos até a capital da Transnístria, Tiraspol, onde uma estátua de Lênin domina a praça central.

O pastor Yuriy Semenyuk, movido por um chamado divino, mudou-se com sua família para esta região volátil em 2000. “No meu coração, eu realmente amo as pessoas,” disse Semenyuk. “Deus me disse: ‘Yuriy, preciso de você em um lugar chamado Transnístria.'”

Os primeiros sete anos não foram fáceis. “Fui alvo de policiais, KGB e gangsters,” lembrou Semenyuk. “Tentaram me matar e sequestrar meus filhos.”

Um vídeo de maio de 2000 mostra Semenyuk pregando pela primeira vez, mesmo sob ameaças. “Alguns dos gangsters se converteram ao cristianismo,” disse ele, “mas muitos tentaram nos impedir.”

Em 1990, a Transnístria declarou independência da Moldávia, estabelecendo um governo próprio, embora não seja reconhecido internacionalmente. A Rússia mantém cerca de 2.000 soldados na região. “Os agentes de Moscou logo começaram a me perseguir,” relatou Semenyuk, “mas eu não me intimidei.”

“Todos os dias, eu agradeço a Deus por mais um dia para pregar o evangelho,” disse ele. A Igreja de Cristo Salvador, fundada por Semenyuk, é agora a maior congregação da Transnístria. “Temos um reavivamento inacreditável,” afirmou. “Ainda estamos vivos 24 anos depois no campo missionário!”

Todos os domingos, centenas de pessoas lotam a igreja para ouvir a mensagem do evangelho. “O segredo do crescimento da igreja é simples,” disse Semenyuk. “Nós amamos a Deus e obedecemos à Sua Palavra. Amamos as pessoas e fazemos o possível para ajudá-las.”

A igreja realiza batismos regularmente e oferece diversos programas juvenis e ministeriais durante a semana. “Quando as pessoas não podem ir à igreja, vamos às ruas,” disse ele, “realizando comícios evangelísticos e testemunhando milagres.”

“Vemos câncer desaparecer, problemas de visão curados e surdos ouvindo,” relatou Semenyuk. “O poder está no evangelho.”

A CBN, através da Orphan’s Promise, faz parceria com a Igreja de Cristo Salvador no projeto Escola da Vida, oferecendo aulas de informática, costura, fotografia, inglês, matemática e discipulado. “As crianças que participam começam a frequentar a igreja, e seus pais seguem,” disse Semenyuk.

Apesar da preferência local pela Rússia, a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin aumentou as preocupações. “Conhecemos nosso chamado,” disse Semenyuk. “Deus nos disse para pregar o evangelho e fazer discípulos, e isso não muda, guerra ou não.”

Trending