Siga-nos!

igreja perseguida

Sudeste Asiático tem 7 países que perseguem cristãos

Perseguição aos cristãos é uma realidade que afeta milhares de pessoas.

em

Casa na Malásia (Foto: Geraldine Ng/Unsplash)

Nos países do Sudeste Asiático como Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar e Vietnã, a perseguição aos cristãos é uma realidade que afeta milhares de pessoas. Em Camboja, Laos e Vietnã, a presença de governos de partidos comunistas intensifica a repressão religiosa. Já em Brunei, Indonésia, Malásia e Mianmar, onde a maioria da população é muçulmana, o cristianismo enfrenta resistência e discriminação constantes.

No Brunei, por exemplo, cristãos têm restrições severas para compartilhar sua fé e celebrar o Natal publicamente. Em 2023, relatos indicam que autoridades monitoraram cultos cristãos para garantir que não houvesse presença de muçulmanos nem sermões que pudessem contrariar o islamismo.

Na Indonésia, as leis de blasfêmia têm sido utilizadas para prender cristãos que expressam opiniões críticas ao islamismo. Casos como o de Rudi Simamora, condenado a um ano de prisão, e Muhammad Kace, um ex-clérigo muçulmano convertido ao cristianismo que recebeu uma sentença de seis anos, mostram a gravidade das penalidades impostas a quem se opõe às normas religiosas predominantes.

Em Mianmar, o exército, conhecido como Tatmadaw, tem intensificado sua violência contra as comunidades cristãs. O diretor da Chin Association of Maryland, Zo Tum Hmung, relatou à Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa (USCIRF) que os militares estão destruindo vilarejos cristãos, queimando igrejas e detendo pastores, além de outras graves violações de direitos humanos.

Essa situação revela um quadro de intolerância e repressão, onde a prática da fé cristã é limitada e punida de forma sistemática, dificultando a liberdade religiosa em toda a região.

Trending