política
Trump promete “era de ouro” e “mandato poderoso e sem precedentes”
A vitória republicana também se estendeu ao Senado.
Donald Trump declarou vitória para seus apoiadores na Flórida, prometendo uma “era de ouro da América”. Em seu discurso, realizado na madrugada desta quarta-feira (6) em Palm Beach, Trump afirmou que recebeu um “mandato poderoso e sem precedentes” dos americanos.
Ao lado de sua família e do senador JD Vance, escolhido como vice-presidente, ele celebrou os resultados favoráveis que indicavam 267 delegados no Colégio Eleitoral até o momento. Mais tarde, por volta das 7h35 (horário de Brasília), a Associated Press confirmou a vitória de Trump, que somou 277 delegados, superando a democrata Kamala Harris no voto popular.
O discurso de Trump enfatizou o compromisso com uma América próspera e segura: “Essa vai ser a era de ouro da América”, prometeu, destacando que seu governo será dedicado à restauração econômica e à segurança nacional.
A vitória republicana também se estendeu ao Senado, onde o partido conquistou a maioria, revertendo a liderança democrata dos últimos anos.
Na Câmara, os republicanos também lideravam a contagem, com 197 deputados eleitos contra 179 dos democratas. Para garantir o controle da Casa, são necessários 218 deputados, e a apuração dos resultados ainda estava em andamento.